DTM: Disfunção Temporomandibula
A Disfunção Temporomandibular (DTM), é uma anormalidade que afeta a ATM (articulação temporomandibular) e os músculos da mastigação, dificultando a movimentação do maxilar e as atividades que dependem dele.
Esse problema é considerado multifatorial, podendo ser causada por traumas, má formação na mandíbula e do ATM ou uma série de hábitos do cotidiano como má postura, bruxismo, morder os lábios, roer as unhas, apoiar as mãos no rosto constantemente, até mesmo o estresse.
Sintomas e diagnóstico
Muitos podem ser os sintomas que caracterizam a disfunção no ATM, os mais recorrentes são:
● Sensação de “clique” ao abrir e fechar a boca;
● Dores na região do maxilar, pescoço e ombros;
● Cansaço no rosto e dificuldade ao mastigar;
● Enxaquecas fortes e decorrentes.
Ao notar que os sintomas acima estão sendo recorrentes, é hora de buscar um profissional especialista em disfunção temporomandibular e dor orofacial. Através de uma avaliação com exame clínico, exames complementares e uma pesquisa de hábitos e histórico do paciente, é possível identificar o problema na região responsável pela movimentação do maxilar.
Tratamentos
O tratamento para disfunção temporomandibular difere em cada caso e apenas um especialista junto a uma equipe de profissionais multidisciplinar poderão traçar um planejamento como; terapias simples, pouco invasivas, placas de bruxismo, terapia psicológica e até mesmo toxina botulínica.